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6 Dicas na hora de contratar uma agência de marketing

1. Defina os serviços necessários
É necessário revisar toda a estratégia da sua empresa para definir suas intenções com o marketing em determinado período. Sendo assim, reúna sua equipe de marketing e vendas para levantar o que precisa ser feito para que as metas sejam atingidas. Em seguida, trace um plano de ação e veja quais serviços podem ser executados internamente e quais requerem terceirização por uma equipe especializada.

Por exemplo, você pode constatar que sua empresa precisa apenas de gerenciamento externo de campanhas de Google ADS. Nesse caso, se sua equipe não tiver expertise para a utilização da ferramenta, é necessário a contratação de uma agência especializada apenas para esse serviço. Esse plano de ação lapidará exatamente o tamanho do contrato que seu negócio necessita.

2. Avalie o histórico e a reputação da agência
Antes de contratar uma agência de marketing digital com a convicção de que você terá uma chuva de leads qualificados, é preciso analisar o mercado. A falta de experiência e de um portfólio de respeito pode pesar negativamente na hora da escolha. É importante verificar o tempo de vida e a história da empresa, além de ter atenção em como ela começou e se atualizou no decorrer do tempo.

As certificações e parcerias das agências somam pontos positivos no momento da escolha. Sendo assim, opte por aquelas que são parceiras ou certificadas por empresas de referência, como Resultados Digitais, Google e HubSpot.

Nada melhor que o Google para verificar a reputação de uma empresa. Eventualmente, procure por notícias na mídia, ranqueamento da agência nos motores de busca e todo tipo de material que possa trazer informações relevantes sobre a reputação dela.

3. Verifique cases de sucesso
Antes de contratar qualquer serviço, tenha referências sólidas da empresa contratada, como já comentamos. Para isso, procure saber como a agência desejada ajudou outros clientes. Entretanto, caso isso não seja público, entre em contato com a empresa e peça todo tipo de material que demonstre seus trabalhos realizados.

Ademais, é válido fazer pesquisas com outras agências, extraindo opiniões sobre a concorrência. O tamanho das empresas atendidas pela agência desejada também conta muito. Se ela conseguiu gerar um case de sucesso para uma empresa de porte médio a grande, isso é um ótimo sinal.

4. Conheça os profissionais da casa
Se possível, converse individualmente com os profissionais que trabalham na agência desejada. Procure saber a satisfação pessoal, o histórico profissional e todas as suas especializações. Um bom ambiente de trabalho com altos níveis de satisfação diz muito sobre a qualidade dos serviços entregues.

Nesta etapa, é válido visitar a agência e sentir o clima organizacional, observando atentamente o maior número de detalhes possível. Repare se a agência dispõe de um time completo de especialistas.

5. Priorize o bom atendimento
O sucesso da estratégia de marketing digital da sua empresa está diretamente ligado à qualidade do atendimento da agência que realizará as tarefas. Esse setor tem a responsabilidade de identificar as necessidades do seu negócio. Vale lembrar que o departamento tem função primordial quanto à orientação do time de criação, no desenvolvimento da sua estratégia.

O atendimento também te auxiliará no esclarecimento de todas as dúvidas e na solução de pequenos problemas que possam surgir. É de extrema importância que você opte por uma agência preocupada com o sucesso da sua empresa. Ela deve prestar um atendimento de qualidade e com total comprometimento.

6. Pesquise e avalie bem a proposta
De maneira geral, é muito importante pesquisar bem antes de contratar uma agência de marketing digital. Afinal, é necessário que conhecer a cultura empresarial e verificar se ela preserva os mesmos valores que os seus.

Diante disso, tenha cuidado com promessas grandiosas que algumas agências fazem. Possíveis erros podem tornar sua imagem negativa na mente do consumidor. Assim, ele não se sentirá seguro na sua parceria e vai procurar a concorrência.

Como bem sabemos, o consumidor atual tem o hábito de dividir experiências na internet em relação a produtos, serviços e marcas. Dito isso, veja opiniões de clientes em sites de avaliação e nas redes sociais. Desse modo, você tomará uma decisão convicta e formará uma parceria de sucesso ao contratar uma agência de marketing digital.