1. Elabore um estudo do local
Antes de iniciar qualquer projeto para a fachada, analise as redondezas da loja. Veja se existem concorrentes diretos ou indiretos e analise suas respectivas fachadas.
Assim, é possível elaborar algo exclusivo e que se destaque em relação aos outros empreendimentos. Outra dica para isso é fotografar todo o perímetro e demais arquiteturas de fachadas. Com isso, você pode analisar cada uma delas para criar uma fachada de loja criativa.
2. Procure saber o que é permitido e o que não é
Tamanho, iluminação, cor e formato: dependendo da cidade, é possível encontrar legislações específicas quanto à confecção das fachadas, com objetivo de evitar a poluição visual. Antes de iniciar o projeto, entre em contato com a prefeitura da cidade para verificar todas essas especificidades.
Assim, você já fica por dentro do que pode e do que não pode e não corre o risco de gastar dinheiro com um formato de fachada proibido na sua região.
3. Converse com um profissional especializado
Se arquitetura e decoração não são os seus fortes, contrate um profissional especializado para propor um modelo de fachada para a loja.
E, caso você já tenha contratado um arquiteto para ajudar no projeto interno da sua loja, talvez ele mesmo possa planejar a fachada ou então indicar um designer de interiores especializado em áreas externas.
Seja claro e explique quais são os seus objetivos e desejos como proprietário. Assim, o profissional vai conseguir auxiliar você a montar a melhor fachada para o estilo de negócio, deixando-a em harmonia com o conceito da loja.
4. Entenda o comportamento do seu público-alvo
Ao entender o comportamento e as preferências do seu público-alvo, você consegue ter insights, ou seja, ideias, de como seria uma fachada ideal, realmente atrativa. Para isso, comece fazendo uma análise do que os seus clientes mais gostam e do que chama mais a atenção deles.
Depois, observe a movimentação do bairro ou shopping onde a loja está montada. Veja como as pessoas olham para o comércio da região e, se possível, converse com alguns consumidores.
Pergunte com que frequência costumam observar as fachadas das lojas da vizinhança e quais delas acham mais bonitas. Isso ajudará você a pensar em formas de fazer com que sua loja se destaque perante as outras.
5. Tome cuidado com a poluição visual na fachada de loja
Você já ouviu aquela frase de que menos é sempre mais? O objetivo da fachada de uma loja é chamar atenção do cliente, mas isso não significa que você deve carregar nos elementos e somente em cores chamativas. Afinal, uma fachada atrativa deve ser harmônica com o que você vende e com a identidade visual da empresa.
Então, não exagere nas propagandas. Isso pode fazer com que o cliente se afaste do local, ao invés de se sentir atraído para visitar a sua empresa.
Com o arquiteto ou designer especializado em ambientes externos, guiem-se em estabelecer um conceito, uma paleta de cores e elementos-chave que serão a composição da sua fachada.
6. Siga as tendências
Conforme o seu nicho de atuação, concorrentes diretos e indiretos, considere as tendências para se inspirar. Lembre-se de manter a identidade visual e a personalidade da marca para se diferenciar dos concorrentes.
7. Seja criativo, mas sem exageros
Como falamos, menos é mais. Nossa sugestão é que, com base nas inspirações e na identidade visual da sua marca, você aposte na criatividade na hora de propor uma fachada, mas nada de exagerar.
Busque novos estilos, formatos e veja se é viável aplicar isso no seu negócio. Analise também a questão financeira: a sua fachada precisa ser atraente, mas desde que isso não comprometa o caixa da empresa.